Fichas Técnicas
PARDOS- VERDE BRANCO
Tranquilo, leve, fresco e aromático, é um vinho de quinta, elaborado por pequenos produtores e com uvas criteriosamente selecionadas. Celebra a casta Azal, autóctone de Amarante e trabalhada com a mestria adquirida ao longo de 200 anos. Possui potencial de guarda e evolução em garrafa. É um vinho de extrema qualidade.
CASTAS: 90% Azal, 10% Arinto
ÁLCOOL: 11.5% vol.
ANO COLHEITA: 2023
ESTILO: Tranquilo
RELATÓRIO DE VINDIMA: A data de vindima é decidida depois de sucessivas provas de uva no campo. Em 2023, decidiu-se por meio de setembro. São colhidas apenas uvas em excelente estado de conservação, pois são aquelas que poderão conferir aos vinhos maior qualidade. Cachos apodrecidos são deixados na vinha. As uvas selecionadas são transportadas para a adega. Depois, são prensadas suavemente, sem desengaçar ou esmagar. Nesta fase, o líquido separa-se do mosto. O vinho é então transferido para cubas de inox de capacidades entre os 1.500L e os 10.000L.
VINIFICAÇÃO: A fermentação ocorre a temperaturas meticulosamente controladas, de forma a que ocorra lentamente. A nossa adega está equipada com potentes equipamentos de refrigeração, que permitem que isto aconteça. Sem isso, seria impossível obter a capacidade aromática que é imagem de marca da casa.
ESTÁGIO: O vinho repousa em cubas de inox de setembro até abril, data em que se considerou pronto para ser engarrafado.
DATA DE ENGARRAFAMENTO: Meio de abril.
QUANTIDADE PRODUZIDA: Menos de 30.000 unidades, entre garrafas de 0.75L e magnuns de 1.5L.
NOTAS DE PROVA: Brilhante, cor palha com reflexos dourados. Envolve-nos em sensações de frutos cítricos e tropicais. Sente-se fruta bastante fresca. Destaca-se pela intensidade da fruta no paladar, com acidez muito controlada, conferindo-lhe elegância e frescura ímpar. Com o tempo, notas de pêra e maçã verde começam a surgir, confirmando o seu potencial de envelhecimento.
PARDOS- VERDE TINTO
A tradição dos Verdes Tintos tem no PARDOS Tinto o seu expoente máximo. A produção é extremamente limitada. Um vinho fresco, de cor aberta e com um aroma que não deixa nenhum amante de Verdes Tinto indiferente.
CASTAS: 100% Vinhão
ÁLCOOL: 12% vol.
ANO COLHEITA: 2023
ESTILO: Vibrante, levemente frisado
RELATÓRIO DE VINDIMA: A data de vindima é decidida depois de sucessivas provas de uva no campo. Em 2023, decidiu-se por meio de setembro. São colhidas apenas uvas em excelente estado de conservação, pois são aquelas que poderão conferir aos vinhos maior qualidade. Cachos apodrecidos são deixados na vinha. As uvas selecionadas são transportadas para a adega.
VINIFICAÇÃO: Chegadas à adega, as uvas começam por ser desengaçadas. Depois, dirigem-se para lagares onde são pisadas a pé pelos vindimadores. Os lagares são também eles refrigerados, o que permite que a fermentação ocorra lentamente. Mantém-se o néctar em contacto pelicular durante alguns dias, extraindo aromas, taninos e cor até ao ponto considerado ótimo. O vinho segue depois para armazenamento e repouco em cubas de inox durante largos meses.
ESTÁGIO: O vinho repousa em cubas de inox de setembro até abril, data em que se considerou pronto para ser engarrafado.
DATA DE ENGARRAFAMENTO: Meio de abril.
QUANTIDADE PRODUZIDA: Muito limitada. Menos de 5.000 unidades de 0.75L.
NOTAS DE PROVA: Cor ruby ligeiramente aberta. Grande vivacidade e frescura. Alguma baunilha no nariz, onde sobressaem frutos vermelhos, fruta negra, groselha e erva acabada de cortar. Há algo de floral que sobressai nos aromas mais profundos. Um vinho com vasta complexidade de aromas polidos e refinados.