História

A história da Quinta de Casal Novo, que se dedica à produção de Vinhos Verdes em Amarante, remonta a 1841. A propriedade localiza-se em Gatão e é uma das mais antigas da região. Percorra os 200 anos de história desta quinta que se decida à produção de Vinhos Verdes de extrema qualidade.

1841: O ano da fundação

No ano de 1841, ergueu-se a primeira pedra de uma modesta adega na Quinta de Casal Novo em Gatão, Amarante. Entre as lavouras e criação de animais, que se acredita antecederem esta data, o vinho começa neste ano a conquistar o seu espaço. O ano marcante permanece esculpido em pedras de granito, testemunhando o início de uma jornada que ecoaria pelos séculos.

1880: A Transição Familiar

Os registos de propriedade perderam-se no tempo, mas foi na década de 1880 que a quinta encontrou uma nova família. José Pinheiro, na imagem, e Júlia Pinheiro, avós e bisavós da geração que hoje se dedica a preservar as raízes e a moldar o futuro da quinta. José e Júlia adquiriram a propriedade para desenvolverem atividades agrícolas e pecuárias que permaneceram como atividade principal durante os 100 anos que se seguiram.

1930: O Domínio Pecuário

A história da Quinta de Casal Novo, em Gatão (Amarante) desde 1841, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento agropecuário da região. A Quinta especializou-se na criação de gado bovino, ao longo do século XX, tanto para comércio como para competição especializada da área.

1960: A Glória do Gado bovino

No auge dos anos 1960, a quinta abraçou a criação massiva de gado bovino, alinhando-se com a forte procura da época. Os prémios acumulados em competições regionais atestavam não apenas a produção para consumo, mas também a excelência na criação de animais que marcava o período.

1980: As competições de gado

Esta atividade destacou a Quinta de Casal Novo, permitindo a conquista de vários prémios da especialidade ao proprietário da época, Rodrigo Pinheiro. Rodrigo acabaria, mais tarde, por receber uma distinção do Ministério da Agricultura de Portugal, na pessoa do ministro Arlindo Cunha, no final do século XX.

2000: A viragem para a vinha

O início do século XXI trouxe uma nova missão à Quinta de Casal Novo, que existe em Gatão desde 1841. O estábulo onde descansavam os touros deu lugar a uma adega. Os campos verdejantes, outrora de pasto, começaram paulatinamente a dar lugar a plantações de vinha. Hoje a plantação própria da Quinta de Casal Novo ronda os 5 hectares.